Em protesto no AC, indígenas pedem preservação de território e atuação nas políticas públicas

22.05.2019 17:09 Por videos

Em busca de preservação de território e unificação, indígenas da etnia Huni Kui fizeram um protesto, nesta quarta-feira (22), e caminharam pelo Centro da capital acreana, Rio Branco.

O grupo foi até a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para tentar falar com os deputados e pedir apoio.

Um dos representantes do movimento, Ninawa Huni Kui explica que o objetivo é discutir a governança do povo Huni Kui no estado do Acre.

“Estamos nos organizando para, de uma maneira mais autônoma, fazer a execução dessas ações e proteger nosso território como um espaço sagrado. Estamos publicamente trazendo para a sociedade essa informação dessa unificação e organização do povo Huni Kui”, diz.

Ninawa ressalta que os povos indígena do estado do Acre têm um problema “grave” com relação às políticas públicas. Segundo ele, ainda é preciso fazer a execução dessas políticas de forma mais participativa.

“Estamos à disposição para conversar com este governo, assembleia, Poder Judiciário para poder informar da organização desse povo que também faz parte desse estado. Hoje os povos indígenas do Acre têm um problema muito grave da implementação das políticas públicas que ainda precisam fazer essa execução de uma forma mais participativa, transparente e com mais seriedade”, afirma o indígena.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.