Criança de um ano é internada com meningite no Hospital do Juruá

24.06.2019 21:42 Por videos

Um exame realizado nesta segunda-feira (24) confirmou a suspeita de meningite em uma criança de apenas um ano de idade, que deu entrada no último domingo, no Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul. A criança do sexo masculino foi trazida de Ipixuna (AM) para o hospital que atende os casos de urgência e emergência de toda região.  

Segundo o pediatra Rondney Brito que atendeu o paciente, o diagnóstico confirmou meningite por Haemophilus Influenza do tipo B, uma das formas graves da doença. “A criança encontra-se em leito de isolamento hospitalar sendo medicada, em quadro grave, porém estável”, informou o médico ao Juruá Online.

A família da criança não relatou outros casos da doença no município amazonense distante 126 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Segundo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, este ano duas crianças morreram com meningite no Hospital do Juruá, porém os pacientes vieram da cidade de Tarauacá. Cruzeiro do Sul chegou a notificar dois casos, mas foram descartados.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação, a criança deve receber duas doses já no primeiro ano de vida, mas um segundo reforço também é disponibilizado para meninos e meninas na fase pré-adolescente, com 11 e 12 anos. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias.

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

Sintomas

Os sintomas incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como:Mal estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão).

Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer,  como: convulsões, delírio, tremores e coma.

Genival Moura do Juruá Online

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.