Princípio de Incêndio atinge Usina da Guascor e deixa mais de 120 mil pessoas sem energia

03.01.2018 10:57 Por Redação Juruá Online

O Centro de Operações da Base da Guascor em Cruzeiro do Sul sofreu um princípio de incêndio no início da manhã desta quarta-feira (03), deixando mais de 120 mil pessoas de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Guajará no Amazonas, sem energia.

Pelo menos três viaturas do corpo de bombeiros, que ficam localizados ao lado da usina, e um caminhão pipa da prefeitura, além de homens da brigada contra incêndio da empresa geradora de energia atuaram no controle do cinistro. De acordo com o gerente de atendimento da Eletrobrás, José de Souza Melo, foi necessário parar os motores devido o incêndio ter acontecido no local onde os comandos são realizados. Segundo ele, ainda será avaliado os danos.

“Ninguém sabe ainda o correto, só sabemos que o Centro de Operações e as máquinas foram atingidos. Só depois que o bombeiro der o aval que pode entrar lá, que poderemos dizer e avaliar o que aconteceu”, relatou Melo.

De acordo com capitão Oliveira, do Corpo de Bombeiros, o incêndio iniciou por volta das 06h45 da manhã, atingindo a parte elétrica, do sistema de distribuição, localizada no subsolo da usina.

O gerente técnico e comercial da Eletrobrás, Ney Cavalcante, explicou que será necessário avaliar as condições dos cabos para saber ao certo a previsão de retorno de energia, mas pelo menos 50% será restabelecida até meio dia, na área Central.

O governador Tião Viana e a governadora em exercício, Nazaré Araújo, estão acompanhando de perto o desdobramento do incêndio na usina de geração de energia em Cruzeiro do Sul.
O diretor-presidente da Eletrobras no Acre, Ricardo Xavier, informou que foram iniciados os teste da usina e, se tudo estiver normal, em 30 minutos serão religados 40% dos consumidores de Cruzeiro do Sul.

O crítico, segundo Xavier, é a energização dos transformadores. Se tudo der tudo certo, serão ligadas às cargas. Os testes estão sendo feitos. Serão priorizados o Hospital do Juruá e a maternidade.

Da Redação Juruá Online

Recomendado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.