Rio Acre ultrapassa 12 metros e prefeitura prepara Parque de Exposições para possível enchente

11.01.2018 14:23 Por Redação Juruá Online

Rio Acre ultrapassa 12 metros e Defesa Civil inicia construção de 100 boxes (Foto: Aline Nascimento/G1)

Rio Acre ultrapassa 12 metros e Defesa Civil inicia construção de 100 boxes (Foto: Aline Nascimento/G1)

O Rio Acre em Rio Branco chegou a 12,17 metros na manhã desta quinta-feira (11). A partir desse nível, segundo a Defesa Civil Municipal, as medidas definidas no Plano de Contingência do município já começam a ser adotadas. Assim, a prefeitura divulgou que iniciou a limpeza do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, usado como abrigo, e vai começar, ainda nesta quinta, a construção de 100 boxes.

O nível do manancial subiu 1,08 metros da medição de 6h de quarta (10), quanto estava com 10.18 metros, até o mesmo horário nesta quinta (11) ao atingir 12,17 m. A cota de alerta do rio em Rio Branco é de 13,50 metros e a de transbordo de 14 metros.

O coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil na capital, disse que desde o início do período chuvoso em novembro o órgão intensifica as ações de monitoramento. Segundo ele, os níveis dos rios estão sendo acompamnhados e também a quantidade de chuva ao longo da bacia do Rio Acre.

“A nossa cota de gestão é de 12 metros, pois, se o rio estiver com esse nível e apresentar tendência de subida, esse é o tempo que temos para preparar e estruturar as coisas. Essa é uma medida preventiva, de preparação”, explica.

Santos destaca ainda que trabalham com a projeção de chuvas para os próximos três dias e que desta quinta (11) até sábado (13) a tendência é que haja um acúmulo significativo de chuvas. Nas últimas 24 horas, segundo o Corpo de Bombeiros, choveu 8,6 milímetros.

“Novembro a abril é o nosso período chuvoso, então, a previsão sempre é de que as chuvas sejam isoladas ou de pancadas de chuva de qualquer hora do dia ou da noite. É exatamente por isso que estamos tomando essas medidas”, afirma.

Rio Acre no interior

O Rio Acre também apresentou elevação no nível em municípios no interior do estado, conforme medição feita às 6h e divulgada pela Defesa Civil Estadual.

Em Xapuri, nesta quinta (11), o manancial atingiu 11,40 metros. Ou seja, subiu 56 centímetros em 24 horas, já que estava em 10,84 metros na quarta (10). A cota de alerta do município é de 12,50 m.

Em Brasileia, o rio apresentou uma queda no nível e chegou a 7,38 metros na manhã desta quinta. No dia anterior, no mesmo horário, o manancial estava com 7,90 metros. A cota de alerta na cidade é de 9,80 m.

Outra cidade que apresentou elevação do rio foi Assis Brasil. No município, o Rio Acre chegou a 6,14 metros nesta quinta. Na quarta (10), a medição marcava 6,02 metros. A cota de alerta em Assis Brasil é de 11,30 metros.

Fonte: G1 Acre

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.