Treinamento capacita pessoas sobre cuidados e direitos dos idosos em Cruzeiro do Sul

31.03.2017 14:02 Por Redação Juruá Online

O setor de Políticas da Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos está realizando em Cruzeiro do Sul um curso voltado para pessoas que  fazem parte da rede de atendimento a pessoa idosa, como pastorais e cuidadores que trabalham com idosos. O objetivo é qualificar ainda mais os profissionais que lideram diariamente com pessoas idosas que muitas vezes não têm seus direitos assegurados.

Segundo Antônio Torres, que é responsável pela política da pessoas idosas da secretaria estadual de direitos humanos, o treinamento que terá a duração de 10 dias, respectivo a 80 horas.

“O objetivo é o fortalecimento dessa rede de atendimento poder oferecer alguns elementos, alguns instrumentos para que essa rede possa atender melhor os idosos e ao mesmo tempo sensibilizar para uma realidade que tende a se intensificar ainda mais que é o numero de idosos no estado, no país e no município. A perspectiva de vida tem aumentado muito e existe um maior controle da sociedade”, explicou.

Antônio Torres explica que uma das principais problemáticas hoje são pessoas da própria família se apropriando do dinheiro dos idosos.

“As pessoas tem medo de envelhecer por medo de não ser bem cuidada pelas famílias. As pessoas que sabem que isso acontece devem denunciar, e o disk 100 toma as providências necessárias junto com os órgãos necessários.

Antônia Silva é responsável pela Pastoral da Pessoa Idosa em Cruzeiro do Sul, ela visita e acompanha as famílias e fala dos direitos que não são respeitados.

“Nós como líder sempre estamos dispostos a ajudar, e fazemos nossa parte, mas sentimos muita falta e apoio das autoridades públicas.

Com informações de Genival Moura

Recomendado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.