Peru oficializa criação de Parque Nacional da Serra do Divisor

09.11.2015 11:24 Por jornalismo

Serra do Divisor
O Parque protege uma das regiões de maior biodiversidade do planeta e é o divisor de águas entre as bacias dos rios Ucayalli e Juruá

O Parque Nacional do Divisor, no Ucayali é uma realidade. Após vários pedidos de diferentes organizações, o presidente Ollanta Humala oficializou a criação, que compreende uma enorme área de conservação da natureza na Amazônia. A criação do Parque recebeu o apoio da banda mexicana Maná que ajudou a divulgar a causa nas redes sociais. “É uma áreas únicas do mundo e tanto sua biodiversidade quanto o modo de vida de suas populações tradicionais estão em perigo”; “Os olhos do mundo estão sobre o Peru. É hora de designar o Divisor como parque”, escreveu o Maná em uma página no facebook.

Maná
A banda mexicana Maná ajudou a popularizar a causa do PNSD nas redes sociais
Mapa
A área faz fronteira com o Parque Nacional da Serra do Divisor do lado Brasileiro.
Ollanta Shipibito
Ollanta Humala, em trajes Shipibo exibe decreto que cria o PNSD. Os Shipibo são o povo mais numeroso da região do Ucayalli. Foto: Presidência del Peru

Ollanta Humala assinou o decreto de criação do novo parque durante sua visita à comunidade de Nuevo Saposoa, acompanhado do ministro da Cultura, Diana Alvarez, e da primeira-dama Nadine Heredia O chefe de Estado destacou que o Divisor “é única na terra” e que a criação deste novo parque nacional é parte do compromisso assumido na COP 20 realizada no ano passado em nosso país. “O Peru celebrou acordo na conferência do ano passado sobre as alterações climáticas em reduzir as nossas emissões de carbono em mais de 30%. O (Parque nacional da Serra do) Divisor vai nos permitir fazer isso”, disse ele. O ministro da Cultura explicou que a criação foi realizada com a Lei de Consulta Prévia e de diálogo que começou em 2012 entre o executivo, os governos regionais e locais e as twitterorganizações indígenas e da sociedade civil. O Parque compreende mais de 1,3 milhões de hectares e é uma das regiões amazônicas de Loreto e Ucayali, no Peru com a fronteira do Brasil e integra o que os especialistas consideram um dos corredores ecológicos mais importantes do mundo, que compreende territórios dos dois países e Bolívia. A Sociedade Peruana de Direito Ambiental (SPDA) indica que a área tem quase um milhão e meio de hectares e está ameaçada pela presença de extração ilegal de madeira e mineração, bem como o tráfico de drogas. “Hoje realizamos um sonho de respeito para o Pacha Mama, a Mãe Natureza e comunidades. Estamos muito animado de estar aqui”, disse Humala. O Parque Nacional da Serra do Divisor é uma região de selva coberta de montanhas vulcânicas que, de acordo com o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), é um das áreas geológicas mais antigas da Amazônia.

Fonte: Canal N. PE

Tradução: Leandro Altheman

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.