Profissionais do trânsito são certificados em curso de atualização do Sest/Senat

05.12.2017 15:03 Por Redação Juruá Online

Após duas semanas de intensa formação e atualização da atividade profissional, trabalhadores de transportes, entre taxistas, mototaxistas e transportadores de cargas perigosas de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, receberam seus certificados de conclusão de curso de atualização e reciclagem, ministrada pelo SEST SENAT em parceria com Detran e Prefeitura, na noite desta segunda-feira (04) no Teatro dos Náuas.

A lei exige que a cada cinco, esses profissionais passem por reciclagem, caso não façam, podem ficar impedidos de renovar suas habilitações. Anteriormente, o serviço era ofertado somente na capital.  Motorista de táxi, há 45 anos, o seu Zé Bruno, aprendeu direitinho o que viu em sala de aula. “Eu aprendi muitas coisas que sabia mas não praticava, como abrir e fechar a porta para os passageiros, e ter a cada dia mais atenção no trânsito”, falou.

Ao todo, 450 profissionais receberam certificados, desses, 250 eram taxistas e seus suplentes. “Estávamos precisando disso mesmo, desde 2011 que esse curso era para ser aplicado e é sempre muito bom”, disse.

Antônio Francisvaldo, representante dos mototaxista, ressaltou a importância da ação. “Não temos que simplesmente tirar a habilitação, mas temos que fazer atualizações para oferecer melhor qualidade ao cliente”, falou.

Este ano, a novidade é que a qualificação foi ministrada em Cruzeiro do Sul pelo SEST SENAT. Anteriormente, o serviço só era ofertado na capital.  Para que ação acontecesse no Juruá, foi preciso uma pareceria entre o Detran do Acre e Prefeitura.

“Foram 18 dias com três instrutores qualificando essas pessoas. Eles aprenderam como trabalhar, transportar humanamente e como tratar o cliente”, destacou.

Segundo Coronel Alves, esses profissionais deixam de trabalhar de forma irregular, além disso, passam a oferecer um serviço de qualidade a população.

“Começou a dar problemas devido na habilitação deles ter que constar esse curso de habilitação, e com essa parceria conseguimos aplicar esse curso”, destacou.

Para o diretor do Detran no Acre, Drº Pedro Longo, certamente o transporte de pessoas na região ganha qualidade em mais segurança.

“Se não fizerem eles ficam impedidos de renovar a habilitação como motoristas profissionais. Hoje estamos felizes pois todos conseguiram concluir o curso”, falou.

Com informações de Erisney Mesquita

Recomendado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.