Secretaria Municipal de Saúde realiza Mês de Combate a Hipertensão em Cruzeiro do Sul

11.04.2018 17:30 Por Redação Juruá Online

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante todo mês de abril uma série de atividades voltadas para os cuidados e prevenções da doença. As atividades são realizadas em alusão ao dia de Combate a Hipertensão Arterial, que acontece no dia 26 de abril.

Os profissionais estão visitando os comércios, empresas e outros setores levando as atividades de triagem de P.A. (Pressão Arterial), de peso, relação de cintura x quadril, índice de massa corporal e teste rápido de glicemia. Na manhã desta quarta-feira (11), os atendimentos aconteceram na sede da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Além dessas ações, os profissionais também estão levando palestras educativas para escolas, e no dia 26 de abril, considerado o dia ‘D’, será realizado um aulão com atividade física, aeróbica, zumba, alongamento e lanche na quadra coberta da Cobal.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hipertensão Arterial, Ana Cláudia Damasceno, entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal, frituras, entre outros), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também serem hipertensos).

“Procuramos abranger um público que não tem tempo de fazer essa triagem, escolhemos funcionários de instituições públicas, comércios, supermercados, algumas empresas e escolas, para fazer essa triagem para risco cardiovascular. Com base nos resultados, se der alguma alteração, pedimos que a pessoa faça o retorno a Unidade Básica dele e fazer o acompanhamento com o médico”, destacou a coordenadora do programa.

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.