Tecnologia de gaseificação do lixo doméstico pode ser instalada em Cruzeiro do Sul

21.04.2017 11:29 Por Redação Juruá Online

Afim de solucionar o problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos em Cruzeiro do Sul, o prefeito Ilderlei Cordeiro visitou a Empresa Convene Tecnologia Ambientais, em São Paulo, para conhecer e avaliar os investimentos financeiros que devem ser empregados para implantação da tecnologia de um novo método de usina de lixo, a ‘Gaseificação do lixo doméstico’, procedimento desenvolvido pelas forças armadas e por universidades, que transforma o resíduo em energia e em adubo.
De acordo com o prefeito, a gaseificação proporciona tratar o lixo doméstico sem gerar poluentes, diferente da incineração que apenas faz a queima. Durante a visita à empresa, o executivo Kleber Leme fez a explanação da importância desta nova tecnologia para o país. O projeto será também apresentado para o governo federal nos próximos dias.
Segundo Cordeiro, este novo método de usina proporciona além de um ambiente livre de resíduos, uma viabilidade econômica, uma vez que todo lixo se transforma em energia, adubo e ainda a geração de mais de 100 empregos diretos e indiretos.

“Estamos em busca dessa novas informações, saber como funciona esse método, e assim estamos fazendo todo estudo e todo levantamento econômico de viabilidade, para trazer essa estrutura para nossa região. Estamos fazendo todo levantamento, e eles vão nos passar a proposta de quanto custa essa usina para levar para nossa cidade. Essa usina gaseifica todo lixo diário, do dia-a-dia, que chega ao aterro, como também ela faz o trabalho de reciclagem do aterro que já existe. Só é retirado o ferro e vidro para fazer o processamento, e todo restante é gaseificado”, finalizou o prefeito.
Assessoria

Recomendado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.