Ufac forma dois alunos surdos em curso de Pedagogia

20.04.2017 14:01 Por Redação Juruá Online

Através do Núcleo de Apoio a Inclusão da Ufac (NAI) os universitários Andressa Abreu e Silvânio Souza Silva, apresentaram o seu TCC no Teatro do Môa na manhã desta quinta-feira (20) perante amigos, familiares e professores do Campos Floresta, e com isso, conseguiram a sua graduação no curso de Pedagogia.
O diferencial é que eles são surdos. Mas a necessidade especial enfrentada não foi o suficiente para impedi-los de concretizar esse objetivo. Para facilitar o acesso desses estudantes, a Ufac contratou quatro intérpretes,o que ainda não é o suficiente, mas que possibilita o aprendizado.
Atualmente a Universidade Federal do Acre atende 270 alunos com as mais variadas deficiências, como explicou a vice reitora da Ufac Guida Aquino.”Estamos tentando melhorar cada vez mais a acessibilidade , com essas ações de inclusão , para receber melhor nosso alunado, tanto na estrutura física , como na qualificação dos nossos professores”, falou.
A professora Aldenora Santos, coordenadora do grupo de Apoio a Inclusão destacou sua satisfação por presenciar o desenvolvimento dos estudantes.
“Nós temos trinta pessoas com deficiência na universidade. Essa inclusão iniciou em 2009, e hoje é um momento muito importante”, disse.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso foi um sucesso. Uma intérprete traduzia ao público presente os temas escolhidos, que foram em torno do problema enfrentado pelos dois estudantes. Os temas foram: “A inclusão dos alunos surdos na universidade: desafios e possibilidades”, e o outro ” A educação inclusiva no contexto escolar”.
Andressa não escondia a felicidade por estar se formando. A mãe dela acompanhou a apresentação da filha. Segundo ela, apesar do preconceito ainda existir com o aluno com deficiência, há pessoas que acreditam que eles tem força de superação.
“Nós tínhamos a certeza dos direitos dela, nós tínhamos a certeza que se fosse preciso buscar a justiça, como chegamos a fazer, alcançaríamos nossos objetivos”, finalizou.

Com informações de Alexandre Gomes

Recomendado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.