Protesto de moradores bloqueia acesso ao depósito de lixo em Cruzeiro do Sul

22.05.2019 15:00 Por videos

Moradores de um conjunto próximo ao lixão onde é depositado todo resíduo coletado na cidade de Cruzeiro do Sul (AC) bloquearam a via de acesso ao local na manhã desta quarta-feira (22), impedindo o trânsito de caminhões da prefeitura para o depósito. Os moradores do Conjunto Jardim Santa Helena reivindicam pavimentação da rua, abastecimento de água e instalação de uma rede elétrica para as casas mais distantes.

 As famílias que moram no local foram desapropriadas do Bairro do Remanso, área urbana mais próxima da cidade para darem lugar a construção de um canal, obra realizada pelo governo do estado há quatro anos. Os terrenos foram doados pela prefeitura, mas segundo os moradores nenhuma infraestrutura foi oferecida.

Uma das principais reivindicações da comunidade é o abastecimento de água. Segundo os moradores, a bomba do poço deixou de funcionar há mais de um ano e não foi substituída. “A prefeitura manda um caminhão pipa, mas não são todos os dias e não atende todas as famílias, queremos uma solução”,  comenta o morador Francisco Pinho.

Maria Aucilene Braga, de 51 anos, diz que em dias de chuva fica quase impossível caminhar pela via. “Quando levo os meus filhos pra escola, a farda vai dentro de uma sacola, a roupa só é trocada quando eles chegam na rua de asfalto. Essa é a única maneira deles não chegarem sujos na escola”, relata.

Além da falta de assistência do poder público, foi instalado pela própria prefeitura, através da organização não governamental CBCN, que cuida da limpeza pública, uma unidade de compostagem, que segundo os moradores causa mal cheiro e atrai moscas para a comunidade.

O secretário de articulação política da prefeitura, Marivaldo Figueiredo, esteve no local e garantiu o envio de máquinas para a melhoria da rua no próximo dia 17.  As demais reivindicações serão repassadas ao prefeito, segundo ele.

Da redação do Juruá Online

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.