Câncer: recomendações para evitar que o número de casos continue subindo

28.05.2018 14:36 Por REDAÇÃO ONLINE

Relatório global aponta um crescimento de 58% na incidência de tumores até 2035. Mas também sugere mudanças no estilo de vida que afastam a doença

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF, na sigla em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento, intitulado “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global“, ressalta ainda que o estilo de vida moderno, que promove o excesso de peso, o sedentarismo e o consumo de muitos alimentos processados, é um dos grandes fatores no desenvolvimento dessa doença.

De acordo com o documento, em 2012 foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de tumores malignos em todo o mundo (7,4 milhões em homens e 6,7 milhões em mulheres). Esse número deverá alcançar os 24 milhões até 2035, o que representa um crescimento alarmente de 58%.

Nesse mesmo artigo, há também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento de câncer. Baseadas nos estudos mais recentes disponíveis, as propostas são:

  • Ter um peso saudável
  • Ser fisicamente ativo
  • Comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos
  • Limitar o consumo de fast-foods assim como de carnes vermelhas e processadas
  • Evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o de água e outros líquidos sem açúcar
  • Maneirar no álcool
  • Priorizar alimentos para satisfazer as necessidades nutricionais, em vez de engolir suplementos alimentares
  • Entre as mulheres, amamentar, que é saudável tanto para a mãe quanto para o bebê

“Essas recomendações são a peça central do nosso novo relatório. Elas formam um pacote que as pessoas podem seguir para ajudar a reduzir o risco de cânce”, afirma Kate Allen, diretora executiva de ciência e relações públicas do WCRF.

Aqui, cabe um destaque para obesidade. São 12 os tipos de câncer ligados ao excesso de peso, segundo o relatório. Por essa razão, a orientação para que as pessoas mantenham uma forma física saudável é a número um nas diretrizes atualizadas.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.