logo_oficial.png

Cotidiano

Em meio a Covid-19, queimadas são registradas em Cruzeiro do Sul e fiscalizações serão intensificadas pela SEMEIA

Em meio a pandemia do Covid-19, doença que afeta principalmente o sistema respiratório das pessoas acometidas pelo vírus, ainda são registradas constantemente queimadas na área urbana do município. As imagens do vídeo, mostram dois locais no bairro João Alves, onde os moradores filmaram o momento que a fumaça, ocasionada por uma queimada de fundo de quintal, se espalhava por toda área. Diante do problema que sempre acontece neste período do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou que vai intensificar os trabalhos de fiscalização em todos os bairros da cidade a partir do dia 08 de junho. A Campanha contra queimadas teve início no dia 25 de abril. As ações acontecem em parceria com outros órgãos como Defesa Civil, Imac, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“Estaremos monitorando as queimadas de fundo de quintal, notificando e dependendo da gravidade, encaminhando os autos ao Ministério Público Estadual. Esse ano, estaremos inovando com os horários de atuação, com uma equipe atuando em horário noturno tendo em vista que a maioria dos focos de calor são identificados no final da tarde entrando pela noite, geralmente entre as 16 e 22h”, informou a Secretária Municipal de Meio Ambiente Suzana Farias.1º Banner queimadas x covid

Todas as queimadas identificadas serão mapeadas e inseridas em uma plataforma digital através da qual serão gerados mapas georreferenciados; gráficos; número de queimadas por bairro; quantidade de infratores por dia, semana, mês ou ano; quantidade de advertências emitidas; quantidade de notificações; dentre outras opções consideradas importantes para o nosso monitoramento.

Em anos anteriores, as ações educativas eram realizadas em parcerias com as escolas. Esse ano, em razão da suspensão das aulas devido a pandemia, as ações de conscientização devem acontecer através do Marketing Ambiental, com a divulgação das atividades desenvolvidas pela  da secretaria, com veiculação de SPOTs nas rádios, propagandas volantes e redes sociais.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente destacou ainda que muitos registros  de queimadas são referentes a moradores que queimam entulhos e lixo no fundo dos quintais. Ela orienta as pessoas devem agendar com a Semeia a retirada desse material.

“É preciso parar de queimar folhas, lixos e entulhos no fundo dos quintais; é preciso adotar outra tecnologia que não seja o uso do fogo nos roçados. Os lixos secos devem acondicionados em recipientes adequados para a coleta e no caso dos entulhos, o interessado deverá entrar em contato com a SEMEIA para agendar sua retirada através do telefone (68) 99935-3330”, explicou.

A Secretária alertou ainda que em razão do momento atípico, ocasionado pelo coronavírus, é necessário redobrar os cuidados, não realizando em nenhuma situação as queimadas. “Se não tivermos o discernimento de ceder um pouco, estaremos contribuindo para o aumento de óbitos em nossa cidade.

As denúncias poderão ser feitas através do Disque Denúncia: Bombeiros (193); Polícia Militar (190); IMAC (8419-9470); e SEMEIA (99935-3330).

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

Image
Image
Image

PUBLICIDADE

Image