logo_oficial.png

Cotidiano

Falta de medicamentos na rede pública prejudica tratamento de jovem com esquizofrenia

A falta de medicamentos como clonazepam e quetiapina na rede pública de saúde tem prejudicado o tratamento de uma jovem de 26 anos que sofre com esquizofrenia. De acordo com Ágda dos Santos, mãe da paciente, um dos remédios era disponibilizado na farmácia do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o outro no Centro de Referência para o Programa de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Creme), mas há alguns meses está em falta.

Além dos dois remédios, que antes eram disponibilizados na rede pública, a jovem necessita fazer uso de um terceiro medicamento para fibromialgia, que só é encontrado nas farmácias particulares. Agora os gastos com medicamentos tem aumentado, pois está sendo necessário comprar também os medicamentos antes fornecidos pela rede pública. De acordo com a mãe da adolescente, por mês os gastos com remédio ultrapassam R$600. Devido as condições da filha, que necessita de cuidados especiais, Aguida não trabalha fora de casa, e sobrevivem apenas do auxílio doença.

“Têm muitas pessoas nesta mesma situação sem o medicamento. Faz muito tempo que isso acontece, não é devido a pandemia do coronavírus, já vem faltando há muito tempo. Só sabe a dificuldade quem cuida também, pois a gente ganha um salário mas tem muita coisa para pagar. Eu não tenho como trabalhar porque cuido da minha filha”, enfatizou.

A diretora do Caps, Cristina Messias, relatou as vezes ocorre um desabastecimento da farmácia do órgão. Segundo ela, atualmente a relação dos medicamentos fornecidos pelo Caps são de 32 remedios diferentes para distribuição, e enfatiza que o abastecimento ocorre via Sesacre. A diretora disse ainda que em alguns momentos por problemas de licitação ou de entrega pelo fornecedor o DAFI também fica desabastecido.

Interessados em ajudar a jovem podem entrar em contato através do telefone (68)99977-6819, falar com Agda

 

 sicredi2.png

© Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

Image
Image
Image

PUBLICIDADE

Image